A Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF) realizará nesta quinta-feira (18/8), sob proposta do deputado Reginaldo Sardinha (PL), uma sessão solene para comemorar o Dia do Capoeirista e homenagear os grandes mestres da capoeira no Distrito Federal. A celebração tem início previsto para às 19h, no Plenário da Casa e será transmitida ao vivo pela TV Câmara Distrital.
O Dia do Capoeirista foi incluído no calendário comemorativo do Distrito Federal em 2002 pela Lei nº 2.976, posteriormente foi alterado pela Lei nº 6.694, de 2020, e passou a ser comemorado todos os anos em 3 de agosto. A capoeira é um patrimônio cultural imaterial brasileiro, de acordo com o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).
No Brasil, a capoeira surgiu no século 17, criada por pessoas escravizadas. A luta foi proibida até 1937, mas nunca deixou de ser praticada. No século 20 passou a ser considerada um esporte e em 1992 a Confederação Brasileira de Capoeira foi fundada. Para Reginaldo Sardinha, homenagear os desportistas e professores é uma grande honra, “pois sei que estão dando continuidade à história, legando às futuras gerações uma arte que encanta milhões de pessoas mundo a fora. A capoeira é história, identidade, cultura, música e arte, além de ser o esporte do meu coração”, disse.
Fonte: Câmara Legislativa DF
0 Comentários:
Postar um comentário